O desafio da reflexão ética

Posted by Café Filosófico | Posted in | Posted on 17:26




Fala-se muito hoje em ética ou de sua falta: na política , no direito, na medicina etc. Constata-se também um certo embaraço quando se solicita a alguém que defina o que entende por ética. A ética é a parte da filosofia que trata de etos (em grego, éthos). Ethos significou primeiramente morada de homens e de animais. Outros significados vieram: costume, caráter, modo de ser, personagem. Em seu habitat, o ser humano desenvolve hábitos.
Na vida cotidiana , emitimos permanentemente juízos morais: dizemos que alguém agiu corretamente, que uma pessoa foi antiética etc. Todos temos concepções do certo e do errado: seguramente se dirá que destruir o meio ambiente, torturar alguém, desviar verbas públicas são coisas reprováveis. No entanto constata-se certa dificuldade de fundamentar esses juízos de morais. Nessa tarefa, recorreu-se a Deus, à religião, à natureza e à tradição. Mas, hoje numa sociedade secularizada, plural e globalizada, parece estarmos desamparados, quando se faz necessário indicar o porquê dessas convicções. Schopenhauer já afirmara: "pregar moral é fácil; o difícil é fundamentá-la". Num tempo marcado por uma intensa crise de sentido e por transformações rápidas e profundas, os valores tradicionais cada vez mais questionados.
A tarefa de fundamentação da ética torna-se ainda mais complexa devido ao enorme progresso da ciência e da técnica que, sem dúvida, resolveram muitos problemas da humanidade, mas que, ao mesmo tempo, criaram novas dificuldades, diante das quais estamos perplexos. Segundo Heidegger, é certo nunca tivemos tantos conhecimentos sobre o ser humano como atualmente, mas "também é verdade que nenhuma época soube menos do que a nossa o que é o homem". Há cem anos, por exemplo, as pessoas não tinham grande dificuldade em indicar o começo e o fim da vida de um indivíduo. Hoje, mesmo com o vertiginoso desenvolvimento cientifico, parece não sabermos mais coisas até então elementares, como o momento da morte e o início da vida(Veja-se o acalorado debate sobre a utilização de células-tronco embrionárias). Na resolução desses problemas, não basta recorrer às informações da ciência. É também indispensável a reflexão ética, pois nem tudo que é possível cientificamente pode ser justificado sob ponto de vista ético.


Precisamos de você
(Bertold Brecht)

Aprende - lê nos olhos,
lê nos olhos - aprende
a ler jornais, aprende:
a verdade pensa
com tua cabeça.
Faça perguntas sem medo
não te convenças sozinho
mas veja com teus olhos.
Se não descobriu por si
na verdade não descobriu.
Confere tudo ponto
por ponto - afinal
você faz parte de tudo,
também vai no barco,
"aí pagar o pato, vai
pegar no leme um dia".
Aponte o dedo, pergunta
que é isso? Como foi parar aí?Por quê?
Você faz parte de tudo.
Aprende, não perde nada
das discussões, do silêncio.
Esteja sempre aprendendo
por nós e por você.
Você não será ouvinte
diante da discussão,
não será cogumelo
de sombras e bastidores,
não será cenário
para nossa ação!



PARA REFLETIR:

A ética não é algo inventado por um sábio, mas se origina na revelação viva entre pessoas. "Quando o outro entra em cena, nasce a ética", diz Umberto Eco. A ética é o convívio das pessoas e comunidades. Para o filósofo francês Emmanuel Lévinas, "o apelo ético é o rosto do outro, que me interpela e pede reconhecimento a respeito". Portanto somos éticos em relação a alguém e não porque obedecemos leis e normas. Diante de situações graves, como a pobreza e a miséria, o apelo do outro é ainda mais evidente, tanto que o dramaturgo alemão Bertold Brecht pproclama: "primeiro o pão, depois a moral". Ou, então, diante da destruição do meio ambiente, surge a necessidade ética de garantir às gerações futuras condições ambientais pelo menos iguais às que as gerações anteriores desfrutaram. Para aprendermos a difícil arte da relação com o outro é preciso a também necessária arte da autonomia e da responsabilidade, seguindo o poema...


Draiton de souza, diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS, Porto Alegre, RS
Endereço eletrônico: Draiton@pucrs.br



Comments (0)

Postar um comentário